Como devemos ter estudado ontem, o pecado gerou no mundo aquilo que se tornou confusão na cabeça de Darwin: a luta entre seres humanos e entre as espécies animais. Não é um conflito para melhorias rumo à perfeição, mas degenerativa, que leva a sofrimento, destruição e morte. E é pela graça de DEUS que obtemos o perdão para nossa restauração à vida. Assim terminou a lição de ontem: a restauração do ser humano à imagem do Criador.
Hoje estudamos algo muito curioso, que deixou a Nicodemos perplexo quando perguntou como seria possível a um homem velho nascer de novo. Parando para pensar, é realmente algo miraculoso, por vezes até parece estranho.
Quando DEUS criou Adão e Eva, eles não participaram disso. Quando perceberam, já estavam prontos. Quando nós fomos gerados, nossos pais é que trabalharam, principalmente a mãe. Já nascemos prontos, faltando só crescer. Mas agora temos o privilégio de participar intensamente de nossa recriação. E essa participação é fundamental. Inicia pela escolha, se queremos ou não ser recriados à imagem de DEUS. Da criação e da gestação e nascimento não participamos, mas de nossa restauração devemos participar.
Primeiramente, pela contemplação de como JESUS é, que seremos transformados, nos parecendo cada vez mais com Ele. Então deve haver entrega diária com vigilância constante para não sermos afetados principalmente por aqueles pecados que já se tornaram dominantes em nosso ser. Ou, como cita a lição, devemos procurar vencer as nossas paixões naturais, pelo poder de cima. Isto é uma experiência diária com DEUS, minuto a minuto.
Com dedicação e oração, e isto não é pedir muito, vai se surpreender como a sua vida irá melhorar, como seus problemas se dissolvem apesar de com insistência aparecerem. Vai sentir DEUS ao seu lado, todos os dias, para tudo o que fizer. Sua vida irá sendo mudada, e com o tempo perceberá que certos costumes desapareceram, e outros, superiores, entraram em sua vida. Um último lembrete: digamos assim, abuse da oração. Ore para tudo o que fizer. Sugere-se umas três orações solenes ao longo do dia, de joelhos, e as outras, em pensamento, a qualquer momento e lugar. Essa é a nossa receitinha, mas cada um, com sua criatividade, poderá elaborar o seu próprio plano de transformação de sua vida. Nunca esqueça que você só participa, quem transforma é o ESPÍRITO SANTO. Como é interessante participarmos de nossa própria recriação! E um dia, de dentro da Cidade Santa, teremos o privilégio de ver JESUS recriando toda a natureza.
Que possamos praticar tudo o que estudamos para em breve habitarmos com Jesus
Comentário por Renato Simões