O estudo desta semana fala sobre as armas que temos em Cristo para nos proteger dos ataques do inimigo. Estamos envolvidos numa guerra, um grande conflito que teve início no céu e foi transferido para a terra (Apoc. 12). Diante deste cenário de guerra precisamos ter em mente algumas coisas como por exemplo:
- Cristo já venceu a guerra;
- Pela fé em Cristo podemos ser vitoriosos;
- Temos em Cristo armas para nos proteger;
- Nada pode nos separar do amor de Deus em Cristo Jesus nosso Senhor.
Para complementar mais um item da nossa armadura e este talvez seja o mais importante, temos o escudo da fé. O escudo romano media cerca de um metro de altura por meio metro de largura. Era feito de madeira e couro forte, com armação de ferro. Com o escudo em uma das mãos e a espada na outra (nosso estudo da próxima semana), o soldado estava equipado tanto para a defesa como para o ataque. O texto diz "… sempre o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do Maligno. Efés. 6:16". Este texto começa utilizando uma preposição que significa "acima de tudo" e nos ensina 3 verdades importantes sobre a fé, vejamos:
- A fé é mas que é indispensável para o cristão, sem fé é impossível agradar a Deus (Heb. 11:6).
- A fé é fundamental para a vida e a vitória cristã;
- A fé nos capacita a "apagar todos os dardos inflamados do maligno" (Efés. 6:16).
- Esses dardos inflamados do inimigo tomam diferentes formas: tentação, dúvida, sensualidade, desespero, provação, rebelião, culpa etc.
"A fé é a confiança em Deus, ou seja, a crença de que Ele nos ama e conhece perfeitamente o que é para o nosso bem. Assim ela nos leva a escolher o Seu caminho em vez de o nosso próprio. Em lugar da nossa ignorância, ela aceita a Sua sabedoria; em lugar de nossa fraqueza, aceita a Sua força; em lugar de nossa pecaminosidade, Sua justiça. Nossa vida e nós mesmos somos já Seus; a fé reconhece essa posse e aceita as bênçãos dela."
Ellen G. White, Educação, pág. 253.
Não esqueça de hoje antes de sair de casa calçar o evangelho da paz e levar o escudo da fé para vencer as batalhas deste dia.
Comentário por Aldo