Liberdade, em filosofia, pode ser compreendida tanto negativa quanto positivamente. Sob a primeira perspectiva denota a ausência de submissão, servidão e de determinação; isto é, qualifica a independência do ser humano. Na segunda, liberdade é a autonomia e a espontaneidade de um sujeito racional; elemento qualificador e constituidor da condição dos comportamentos humanos voluntários.
(wikipedia) 

Liberdade no contexto bíblico engloba esses dois pontos de vista, ganhamos a liberdade por aceitarmos o sacrifício de Cristo que morreu pelos nossos pecados e nos deu a vida(Rm6:23), e a partir dessa nova condição de vida exercemos nossas liberdade para escolher.

Em Romanos 6:12-23 a lição fala justamente da diferença entre não ter escolha o momento anterior a libertação e poder escolher quando conhecemos a graça de Cristo. Antes de conhecer a Jesus seguíamos nossas paixões pessoais com a natureza que herdamos do nossos pais e os pais dos pais e assim até Adão. Mas depois que conhecemos a Cristo recebemos uma nova natureza e assim ganhamos a liberdade de escolher entre as duas.

Esse poder para escolher viver livres do pecado vem de Jesus Cristo e é esse o ponto principal de romanos 6, em Cristo somos livres do pecado e assim ganhamos a liberdade para poder escolher.

Qual tem sido sua experiência com o poder escravizador e cruel do pecado? Como você pode aprender a se apegar mais às maravilhosas promessas de libertação oferecidas em Jesus?
(cpb.com.br) 


Comentário por Everton Amaral


Copyright © 2013. Espaço Jovem - IASD Rudge Ramos - All Rights Reserved