Por que coisas ruins acontecem com pessoas boas, e coisas boas acontecem com pessoas ruins? Ou ao ver tentas coisas coisas acontecendo como: guerra, fome, tsunami e outras coisas, pensamos, onde está Deus?

Quem um dia não pensou em alguma dessas coisas. Vamos ler Efésios 6:12, para compreender por que esse é um pensamento errôneo e muito destrutivo.

 "...pois não é contra pessoas de carne e sangue que temos de lutar, mas sim contra principados e poderios, contra os príncipes deste mundo de trevas, contra os exércitos espirituais da maldade nas regiões celestiais." Efésios 6:12

Na leitura podemos ver que nossa luta não é apenas uma luta qualquer, mas sim uma guerra contra as forças os poderes do mal que controlam toda a maldade. Há muita dor e sofrimento no mundo hoje, mas é de grande importância compreender e reconhecer a influencia de Deus no meio de todas essas calamidades. Com tudo Deus sempre esta e estará presente ao nosso lado.

"Porque o pão de Deus é aquele que desce do céu e dá vida ao mundo." João 6: 33
Que Deus possa te abençoar muito, e lhe conceder forças para enfrentar todas as provações e dificuldades dessa vida.


Comentário por Bruno Ferrarezi



Liberdade, em filosofia, pode ser compreendida tanto negativa quanto positivamente. Sob a primeira perspectiva denota a ausência de submissão, servidão e de determinação; isto é, qualifica a independência do ser humano. Na segunda, liberdade é a autonomia e a espontaneidade de um sujeito racional; elemento qualificador e constituidor da condição dos comportamentos humanos voluntários.
(wikipedia) 

Liberdade no contexto bíblico engloba esses dois pontos de vista, ganhamos a liberdade por aceitarmos o sacrifício de Cristo que morreu pelos nossos pecados e nos deu a vida(Rm6:23), e a partir dessa nova condição de vida exercemos nossas liberdade para escolher.

Em Romanos 6:12-23 a lição fala justamente da diferença entre não ter escolha o momento anterior a libertação e poder escolher quando conhecemos a graça de Cristo. Antes de conhecer a Jesus seguíamos nossas paixões pessoais com a natureza que herdamos do nossos pais e os pais dos pais e assim até Adão. Mas depois que conhecemos a Cristo recebemos uma nova natureza e assim ganhamos a liberdade de escolher entre as duas.

Esse poder para escolher viver livres do pecado vem de Jesus Cristo e é esse o ponto principal de romanos 6, em Cristo somos livres do pecado e assim ganhamos a liberdade para poder escolher.

Qual tem sido sua experiência com o poder escravizador e cruel do pecado? Como você pode aprender a se apegar mais às maravilhosas promessas de libertação oferecidas em Jesus?
(cpb.com.br) 


Comentário por Everton Amaral



O fechamento na lição de sexta-feira, ilustra de maneira bem simples, o que Jesus fez por nós, (leia e reflita!). Ainda que Ele mesmo tenha proferido a dura sentença contra nós, (pois o preço do pecado é a morte... Rom.: 6:23) não precisamos nos preocupar, pois Ele mesmo é quem paga o preço. Não devemos mais nada, só precisamos aceitar. É simples assim, e algumas coisas são tão simples que não entendemos, talvez pensando que seja mais complexo acabamos por não aceitar, mas não é! É bem simples: Jesus já pagou a conta, estamos livres, não devemos mais nada! Porém, quando pensamos no paradoxo de um amor tão complexo que nem entendemos e com tanto poder para pagar a nossa dívida eterna de maneira tão simples sem merecermos, a nossa resposta espontânea inevitavelmente será: Gratidão e Louvor!

O que você falaria para aquele amigão, que sempre te ajuda, que te deu aquele presentão de aniversário, que cuidou de você quando você ficou doente, que te dá bons conselhos, que estava na sua formatura, que foi seu padrinho de casamento... Voce falaria: “Tamo junto”!

E se esse amigo for o Rei do Universo e tiver feito muito mais do que isso por você? Diga para Jesus agora: “Tamo junto”! para sempre, por toda a eternidade.


Comentário por Dani Oliveira



Como podemos entender que experimentamos a salvação antes dela realmente acontecer? Digo isso pensando que nós só seremos fisicamente salvos quando Jesus voltar.

Quando Cristo morreu por nós Ele nos deu o presente da Salvação. Esse presente foi e é oferecido a todos, mas apenas alguns o aceitam. Quando aceitamos a morte de Cristo e a sua salvação somos cobertos com a justiça Dele e não importa o quanto você se ache pecador, Jesus cobre todos os pecados através do amor.

Quando somos salvos em Cristo nós passamos por grandes mudanças, mudanças radicais que muitas vezes mudam nosso caráter. Essa é a experiência da salvação, sua vida transformada por Cristo Jesus e oferecida a Ele como agradecimento por sua graça concedida a nós, diariamente. Essa mudança é mediante a comunhão com Jesus, resultando em arrependimento dos pecados e exteriorizados através do batismo.

Quando pedimos perdão a Deus estamos sendo rebatizados no Espirito, Deus apaga nossos pecados e nos oferece um recomeço, uma nova vida, nos oferece a Salvação.

Você aceita a Salvação que já é sua ?


Comentário por Emanuela Rosa



Sabemos que Cristo morreu na cruz para salvar a humanidade do pecado, este que destroi nossas vidas, e nos afasta de Deus. Só de saber deste fato, nos sentimos bem, mas isto não basta! É preciso ter a experiência verdadeira do resgate que Cristo fez por nós. A sensação de ser perdoado e salvo é a parte mais relevante de toda esta historia da salvação.

Quero compartilhar algo que realmente me chamou atenção...e na verdade muitas vezes não pensamos e nem sentimos desta forma:

“Coisa alguma atinge tão profundamente a alma quanto a sensação do amor perdoador de Cristo. Quando os pecadores contemplam esse insondável amor divino, exposto na cruz, recebem a mais poderosa motivação possível para arrepender-se. Essa é a bondade de Deus que nos conduz ao arrependimento (Rm 2:4)”
(Associação Ministerial da Associação Geral dos Adventistas do Sétimo Dia, Nisto Cremos, Casa Publicadora Brasileira, 2010, p. 152).

Precisamos aprender a lembrar cada dia do favor que Cristo fez por nós; não de forma superficial, mas verdadeiramente a tal ponto de amarmos a Cristo profundamente por este maravilhoso ato: 

O RESGATE!

comentário por Sheila Ramos



"Tão logo o pecado passou a existir, havia um Salvador. Cristo sabia que teria que sofrer, mas Se tornou substituto do homem. Tão logo Adão pecou, o Filho de Deus Se apresentou como garantia para a humanidade, com tanto poder para impedir a condenação pronunciada sobre o culpado como quando morreu na cruz do Calvário"
(Comentários de Ellen G. White, Seventh Day Adventist Bible Commentary [Comentário Bíblico Adventista], v. 1, p. 1.084).
Não irei me delongar, o fato da arvore do bem e do mal estar no jardim do Edem nunca foi um fim em si mesma para testar se o homem iria ou não pecar. O pecado não foi idealizado por Deus, mas o amor grandioso de Deus faz com que Ele não limite as decisões de seus filhos e como aprendi a um tempo o amor dá a possibilidade de escolhas.

Não ter a arvore do bem e do mal significaria que nossos pais não poderiam escolher o contrario e assim seriamos como robôs, mas Deus nos deu essa escolha e por isso estamos como estamos.

O que a lição nos fala no hoje é que Deus sabendo que poderíamos escolher pecar já havia feito provisões para resolver o problema do pecado. Tt 1:1, 2; Ef 1:3-5; 2Ts 2:13, 14; Ap 13:8
"Foi plano de Deus, desde a eternidade, que todos os seres humanos tivessem salvação em Jesus. O fato de que alguns rejeitem essa salvação não anula a força ou a amplitude da provisão feita."




Sobrevivemos em meio ao pecado, por vezes penso... Será que estou meu acostumando com as maldades do mundo? Será que estou insensível às necessidades do próximo?

A bíblia relata que Deus abomina o pecado. A mentira, fornicação, roubo, maledicência, pornografia, ódio, avareza... Esses pecados são óbvios, os conhecemos bem e sabemos identifica-los.

Agora, e as iniquidades?... Estas são as falhas ocultas que não vemos, é o resíduo mau de nossa natureza, ela descolore o tecido de nossos pensamentos, motivações, sentimentos, respostas e desejos.

As iniquidades estão inseridas em áreas muito mais sutis de pecado, como orgulho, a rebelião, a incredulidade, a inveja, o egoísmo, a ambição e a cobiça.

É necessário arrependimento imediato para a comunhão íntima com Deus.
Sejamos mais rápidos em confessar incredulidade e dureza de coração.

Não venhamos a esperar Deus falar sobre isso, confessar pecados não é informar a Deus, é concordar com sua solução.

Onde podemos encontrar solução para o problema do pecado?

"Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar, e nos purificar de toda a injustiça."1 João 1:9 

Pense: Cristo veio para tirar os nossos pecados e se nós ainda os temos, é uma prova de que não nos arrependemos verdadeiramente deles.


Comentário por Regina Pinzetta


"...Onde abundou o pecado superabundou a graça"
Esse verso paulino escrito aos Romanos entre o ano 57 e 58 d.c. pode muito bem explicar em poucas palavras pra nós hoje o que temos estudado durante essa semana. Que não precisamos olhar para as evidencias máximas do pecado, como as guerras, fomes, pestes pra percebermos que uma ordem contrária a de Deus está reinando nesse mundo. Basta olharmos para cada um de nos com nossas limitações e falhas com nosso egoísmo e orgulho e concluirmos de pronto que este mundo está em rota de colisão.

Que o pecado alterou o DNA espiritual da raça humana e o que havia da imagem divina em nós se apagou quase que por completo. Porém quase não é totalmente! A graça superabunda onde o pecado tentou reinar. É pela misericórdia divina que ainda temos traços da imagem da semelhança de Deus em nos.

Porém não é por um processo passivo que o cristão alcançara a vitória. Existe uma parte que cabe a cada nova criatura em Cristo fazer que lutar a cada dia na experiência cristã para que na força de Cristo possa vencer o mal e suas forças arregimentadas

. Vivíamos no reinado da morte por causa de nossos pecados e mediante a justiça de Cristo passa a reinar a graça oferecendo a oportunidade de vida.

O Espírito de Profecia afirma em tons claro que qualquer um de nos podemos ouvir que o plano da salvação tem com um dos seus propósitos restaurar a imagem de Deus no homem e “a vida foi concedida ao homem como um tempo de prova”.

Combati o bom combate, completei a carreira e guardei a fé (2TM 4:7). Que ao final de nossa vida (prova) possamos dizer com segurança essas palavras, e ter a imagem de Deus restaurada em cada um de nós.

Comentário por Emerson Oliveira



Como devemos ter estudado ontem, o pecado gerou no mundo aquilo que se tornou confusão na cabeça de Darwin: a luta entre seres humanos e entre as espécies animais. Não é um conflito para melhorias rumo à perfeição, mas degenerativa, que leva a sofrimento, destruição e morte. E é pela graça de DEUS que obtemos o perdão para nossa restauração à vida. Assim terminou a lição de ontem: a restauração do ser humano à imagem do Criador.

Hoje estudamos algo muito curioso, que deixou a Nicodemos perplexo quando perguntou como seria possível a um homem velho nascer de novo. Parando para pensar, é realmente algo miraculoso, por vezes até parece estranho.

Quando DEUS criou Adão e Eva, eles não participaram disso. Quando perceberam, já estavam prontos. Quando nós fomos gerados, nossos pais é que trabalharam, principalmente a mãe. Já nascemos prontos, faltando só crescer. Mas agora temos o privilégio de participar intensamente de nossa recriação. E essa participação é fundamental. Inicia pela escolha, se queremos ou não ser recriados à imagem de DEUS. Da criação e da gestação e nascimento não participamos, mas de nossa restauração devemos participar.

Primeiramente, pela contemplação de como JESUS é, que seremos transformados, nos parecendo cada vez mais com Ele. Então deve haver entrega diária com vigilância constante para não sermos afetados principalmente por aqueles pecados que já se tornaram dominantes em nosso ser. Ou, como cita a lição, devemos procurar vencer as nossas paixões naturais, pelo poder de cima. Isto é uma experiência diária com DEUS, minuto a minuto.

Com dedicação e oração, e isto não é pedir muito, vai se surpreender como a sua vida irá melhorar, como seus problemas se dissolvem apesar de com insistência aparecerem. Vai sentir DEUS ao seu lado, todos os dias, para tudo o que fizer. Sua vida irá sendo mudada, e com o tempo perceberá que certos costumes desapareceram, e outros, superiores, entraram em sua vida. Um último lembrete: digamos assim, abuse da oração. Ore para tudo o que fizer. Sugere-se umas três orações solenes ao longo do dia, de joelhos, e as outras, em pensamento, a qualquer momento e lugar. Essa é a nossa receitinha, mas cada um, com sua criatividade, poderá elaborar o seu próprio plano de transformação de sua vida. Nunca esqueça que você só participa, quem transforma é o ESPÍRITO SANTO. Como é interessante participarmos de nossa própria recriação! E um dia, de dentro da Cidade Santa, teremos o privilégio de ver JESUS recriando toda a natureza.

Que possamos praticar tudo o que estudamos para em breve habitarmos com Jesus

Comentário por Renato Simões



DE ONDE VEIO O SER HUMANO?

Com certeza já te fizeram esta pergunta, se não pode ficar tranquilo que iram te fazer. Mas aqui vai algumas sugestões para você usar como resposta.

Darwin – também conhecido como o pai da Teoria da Evolução das Espécies.
Teoria do universo oscilante, segundo a qual o Universo teria nascido de uma espécie de ovo cósmico originário, há bilhões de anos.

Mas se você achou meio difícil explicar e fazer com que alguém entenda essas respostas, vamos fazer uma ultima tentativa.

Leia Gênesis 1: 26-28.

Sem nossa ajuda, o poder soberano de DEUS formou-o a Sua própria imagem.

Acho que está é um pouco mais fácil de explicar, mas se surgir a seguinte pergunta: POR QUE OS SERES HUMANOS SÃO TÃO DIFERENTES UNS DOS OUTROS? Resposta RM 5:12-19, CL 3:10, 1JO 3:8. O pecado afetou todos os aspectos da vida humana e até mesmo a própria terra.

Lembre-se sempre que você foi criado e é a imagem e semelhança de DEUS.
Que DEUS te abençoe muito.

Comentários por Bruno Ferrarezi



Há muito tempo se disse que o ser humano é um ser político, social, ou seja, é da nossa natureza buscar relacionamentos, troca de idéias e experiências.

Da mesma forma, é da natureza humana querer dominar e controlar as coisas, aspecto em que não vejo defeito, desde que cada um cuide do que lhe pertence.

Como vemos nos textos bíblicos referidos pela lição, todo o domínio foi dado à Adão, e era seu trabalho cuidar dos animais e dar-lhes nomes. Além de ter que manter e cuidar do jardim e do restante do planeta. Nessa tarefa, as pessoas daquele mundo perfeito estariam relacionando-se entre si e com a natureza, um equilíbrio perfeito.

Todas essas características, dominar, cuidar, se relacionar, pertencem a Deus e agora, pertenceriam também aos seres criados.

O Adão histórico, assim como o Jesus histórico estão a nos mostrar que, em matéria de origem, destino e natureza, não há fronteiras ou qualquer outro meio de nos diferenciarmos.

Somos todos feitos para viver como Deus vive, em relacionamento.

Comentário por Jonnathan Gerva



"E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo o réptil que se move sobre a terra." Gênesis 1:26

O texto de hoje revela uma verdade muito importante sobre a origem do ser humano. Deus através de Sua palavra nos diz que fomos feitos à Sua imagem e semelhança, pela fé acredito nisto. Em pensar que muitos intitulados "estudiosos" preferem crer que somos semelhantes ao macaco ou mesmo a nada, tendo em vista que surgimos do acaso, sem propósito algum. A teoria do criacionismo baseada na bíblia dá sentido para nossa existência, um propósito para nossa vida, uma origem digna e majestosa - fomos feitos à semelhança de nosso criador.

"O homem devia ter a imagem e semelhança de Deus tanto na aparência quanto no caráter." Patriarcas e Profetas, página 45

A lição relaciona o fato de sermos semelhantes a Deus a tarefa que o criador atribuiu ao homem de ter o domínio sobre o restante da criação. Ao homem foi concedido faculdades físicas, intelectuais, sociais e espirituais.

Me impressiona outro relato bíblico que diz:
 "Tu o fizeste um pouco menor do que os anjos, de glória e de honra o coroaste, E o constituíste sobre as obras de tuas mãos." Hebreus 2:7

O que mais me impressiona no fato de ser semelhante a Deus é o privilégio de poder representá-Lo através da minha vida para todos com quem entro em contato. Nós temos a imagem de Deus, pertencemos a Ele. Isto me deixa muito confiante neste mundo.

Tenha uma boa semana, filho de Deus!

Abraços!

Comentário por Aldo Melo



A liçao de sexta eh o fechamento de um estudo cheio de inpiração, inspiração essa que, conforme apresentado veio do próprio Deus.

A biblia é a verdade de Deus escrita pelos homens através da inspiração do Espirito Santo. Ao termos isso em mente, devemos seguir cada palavra desse livro com a certeza que Deus esta falando conosco e tudo que nos disse, através dos profetas é para nossa salvação.

Ainda hoje Deus esta usando as pessoas para completar a sua obra e firma a sua vinda. Ele não escolhe os capacitados, mas capacita os escolhidos que aceitam com fé e bom coração.

Que a lição dessa semana confirme nossa certeza que Deus pode estar presente em tudo, inclusive em palavras escritas por homens falhos vomo eu e você.

Bom sabádo.

Comentário por Emanuela Dalla


Que provas nós temos de que não houve manipulação ou alteração do texto bíblico no decorrer de tantos anos passados após sua autoria?

Existe uma área de estudo científica definida por “crítica textual” que tem por objetivo o estudo de textos antigos e a sua preservação (ou corrupção) ao longo do tempo, visando reconstituí-los com base na documentação disponível. Além de comprovar sua autoria e o contexto da obra.

Um detalhe da crítica textual é que quanto mais manuscritos para serem analisados melhor será. Pois quanto mais textos a serem comparados, mais fácil de encontrar o verdadeiro dentre suas variações. Vejamos uma análise comparativa da crítica textual bíblica e de outros textos da antiguidade. Veja que as obras literárias são obras clássicas e reconhecidas.



Veja que nenhuma dessas obras é contestadas. Com exceção da Bíblia Vamos então aos manuscritos.



Novo Testamento – ~ 5700 manuscritos gregos, mais 9000 manuscritos traduzidos para outras línguas, além disso, existe as citações de outros autores que podem reconstruir a bíblia completamente. No total existem em torno de 15000 cópias da bíblia com todo o cânon. A bíblia é o livro mais documentado da história. A cópia mais distante do autor original está a, no máximo 25 anos, podendo chegar a no mínimo 10 anos.

Apesar da boa documentação existente, é possível encontra algumas variantes, textos acrescentados posteriormente, é possível identificar essas variantes hoje em dia na Bíblia que contém a versão Almeida Revista e Atualizada (ARA), elas se encontram entre colchetes. Os textos entre os colchetes são textos que podem ter sido acrescentados tardiamente, por isso contém essa indicação.
Só para mais detalhes sobre as variantes, você que crê na bíblia como a palavra inspirada de Deus, saiba que nenhuma das variantes hoje existentes em debate afeta o conceito de salvação ou doutrina teológica. Todas as variações debatidas hoje não vão afetar o contexto geral ou as doutrinas de salvação.

Para mais detalhes veja: A Bíblia no banco dos Réus1 e A Bíblia no banco dos Réus2
Esqueça tudo isso e lembre-se.
"Não fomos chamados para julgar a Palavra de Deus. Em vez disso, fomos chamados para obedece-la." @codigoabertont

Comentários por Ny Silva



A primeira coisa que a Bíblia demonstra para nós, é que Deus é o criador. E ela não tenta provar que Deus existe ou qualquer característica do gênero, ela simplesmente mostra, como se realmente existisse (o que é um fato!!!).

O trecho da lição mais relevante na minha opinião ( o que não poderia deixar de postar!):

“A convicção sobre a existência de Deus não pode surgir somente de argumentos racionais. A Bíblia ensina que uma pessoa é convencida da existência de Deus por meio da experiência pessoal com Ele, à medida que o Espírito Santo impressiona o coração e a mente com o fato de Sua existência. Em muitos casos, as pessoas podem vir a acreditar em Deus primeiramente, e depois começam a construir um fundamento lógico e intelectual para a fé em um Deus que não podem ver."

Acreditamos pela fé; sem ela, não podemos enxergar as maravilhas que Deus deixou para nós em sua palavra, e muito menos reconhecer sua grandiosidade ao nos abençoar com milagres lindos! Devemos ter comunhão diária com AQUELE que nos criou e nos resgatou (portanto somos DELE duas vezes!)

  Bom dia!

Cometários por Sheila Ramos



Hoje, serei breve. desde a ultima lição prestei atenção nessa declaração "...não são as palavras que são inspiradas mais a mente dos escritores." Isso me deixa mais alerta sobre como devo ler as passagens bíblicas e mais ainda como devo estuda-la.

"Não são as palavras da Bíblia que são inspiradas, mas os homens é que o foram. A inspiração não atua nas palavras do homem ou em suas expressões, mas no próprio homem que, sob a influência do Espírito Santo, é possuído de pensamentos. As palavras, porém, recebem o cunho da mente individual. A mente divina é difusa. A mente divina, bem como Sua vontade, é combinada com a mente e a vontade humanas; assim as declarações do homem são a Palavra de Deus" (Ellen G. White, Mensagens Escolhidas, v. 1, p. 21).

Sendo assim posso ficar em paz quando ouço pessoas dizendo que a contradições na bíblia porque se elas não entenderam o que leram é porque não estudaram corretamente....rs

Ha um pastor que tenho muita admiração, seu nome é Rodrigo Silva arqueólogo, e em um de seus programas ele fala sobre pontos de duvidas nas escrituras e como cada vez que um arqueólogo ou historiador serio buscavam achar provas contra a bíblias eles mais a corroboram do que desaprovam a Palavra de Deus.

Comentário por Everton Amaral



@espacoJovemRR: Sobre uma “demora” na segunda vinda de Cristo. Com a quantidade de injustiça e de sofrimento sem sentido no mundo, parece que cada dia adicional de vida na Terra já é demais. Quais são as suas perspectivas sobre o tema do grande conflito do ponto de vista da assim chamada “demora”?

@talita: Apesar de de ser um argumento fraco, gostei da ideia do Pr. Ronaldo de explicar a demora de Cristo relacionado pela quantidade de anos vividos, ou seja a quanto tempo eu (Talita) espero a volta de Cristo? A apenas 27 anos, tempo pequeno demais para reclamar que Cristo tem-se demorado. Gosto também de um verso na Bíblia que diz que Deus é longânimo esperando que pessoas aceitam e escolham ficar ao seu lado (2 Pedro 3:9). Pensar na demora de Cristo ressaltando a crueldade do mundo é perder as benção que a espera nos proporciona!

@espacoJovemRR: Talita omo podemos saber que estamos do lado do Senhor? A resposta é relevante especialmente por causa do nosso entendimento de quem serão os perseguidores nos últimos dias. Como podemos ter certeza de que estaremos no lado certo?

@talita: Creio que não é possível saber se estou salvo ou de que lado estou, mas sim de que lado tento me manter (afinal a justiça é apenas divina). Quando mais diferente estiver deste mundo, mais igual estarei em Cristo. Assim, mesmo que estar perto de Cristo signifique bonança ou perseguição, enquanto tiver um coração agradecido significa que me mantenho na direção do Céu.

Participação:



Como estudamos até o hoje, o tema do grande conflito forma o pano de fundo para todas as crenças da igreja adventista do sétimo dia. Assim os anjos de Apocalipse 14 deveriam informar a humanidade pra que ela podesse ciente das questões envolvidas tomar a decisão entre adorar a Deus (BEM) ou a Besta (MAL).

O texto de Josué 24:15 "...escolhei hoje a quem sirvais..." deixa claro que há escolhas a serem feitas, decisões a serem tomadas. Livre arbítrio é o poder que cada indivíduo tem de escolher suas ações, que caminho que seguir, mas nem sempre esse caminho pode ser benéfico.

Segundo o Calvinismo que acreditava na predestinação sem liberdade de escolhas, o homem depois da queda tornou-se totalmente depravado e perdeu o livre arbítrio. Para o Adventismo, o homem "foi criado no Éden à imagem de Deus com a individualidade, o poder e a liberdade de pensar e agir"¹, mas mesmo após a queda jamais deixou de ter o livre arbítrio para escolher entre o bem e o mal, embora o tenha perdido em grande proporção devido às conseqüências do pecado². O Adventismo admite que as escrituras defendam o livre arbítrio, veja o que Ellen White diz: 
"as Escrituras falam ao homem como tendo ele poder de escolha entre o certo e o errado"³.

Haverá porém um grupo que exercendo essa liberdade de escolha, decidirá de forma livre serem leais a Deus, os 144 mil. Número que claro como quase todo Apocalipse simbólico representado a totalidade do povo de Deus. Fonte: Sinais dos Tempos, julho de 1998, p. 29.

Para que nós possamos escolher certo e fazer parte dessa distinta classe de salvos em Cristo, o conselho de John Stott é extremamente válido: 
"Não devemos ser como caniços agitados pelo vento, dobrando-nos diante das rajadas da opinião pública, mas tão inabaláveis quanto pedras em uma correnteza."

Sabendo que o mais, importante é que um dia esse Grande Conflito estará terminado e você hoje pode escolher está do lado vencedor.


1 Nisto Cremos: 28 ensinos bíblicos dos adventistas do sétimo dia. (Tatuí, SP: Casa Publicadora Brasileira, 1989), Ver capítulo sobre a natureza do Homem. 
2 Albert Timm. A Presciência Divina-Relativa ou Absoluta. In: O Ministério Adventista, Ano 50, n 01, p. 15, Jan/Fev. 1984. 
3 Ellen G. White, Mente Caráter e Personalidade, Volume I, p. 92.




Comentário por Emerson Oliveira



Satanás sempre quis eliminar o trabalho de Jesus e permanece nessa intenção até hoje. Ele não apenas pecou no céu contra Deus, mas ainda fez e faz o ser humano pecar e por fim tenta em vão impedir a execução do plano da salvação em favor da humanidade. Sem esquecer que, conforme descrição bíblica e o entendimento adventista do assunto, Satanás já recusou qualquer forma de reconciliação com Deus.

O esforço da mal em impedir e obscurecer o trabalho no santuário terrestre e as ações do Deus encarnado foram exatamente afastar a compreensão quanto as verdades do santuário celestial.

As tentações no deserto e na cruz mostram a verdade de que as tentações ocorrem de acordo com as possibilidades e características do individuo tentado. Para mim não seria uma tentação se o inimigo me manda-se transformar pedras em pães. Afinal de contas, eu não posso fazer isso. Mas Jesus poderia e Satanás ataca tudo o que pode para impedir a realização dos planos de Deus.

Nossa missão é buscar forças em Deus, pelo nome de Jesus, para sobreviver as armadilhas do mal e espalhar a mensagem de salvação pelo mundo.

Que Deus nos perdoe, tenha misericórdia de nós e nos dê força e fé para realizar os propósitos da nossa vida.




Comentário por Jonnathan Gerva



O grande conflito como já vimos é algo real, teve origem no céu sem explicação, quando se achou iniquidade em Lúcifer, o ser que abaixo de Cristo era o maior no céu, ele desejou ser mais que Deus, permitiu que o orgulho tomasse conta do seu ser e por isso se exaltou acima de Deus (Ezequiel 28:12-19 e Isaías 14:12-14. No céu Lúcifer resistiu e criou um ambiente de dúvidas e intrigas insustentável, por isso teve que ser expulso e junto com ele a terça parte dos anjos que foram enganados.

Na terra conseguiu enganar o ser humano que pecou contra Deus e desde então fazemos parte deste grande conflito que atravessa gerações e caminha para seu final. Em Gêneses Deus apresenta o grande conflito através de uma analogia entre a mulher que representa a igreja e sua descendência (Jesus) contra a serpente (Satanás) e sua descendência. Neste conflito a serpente feriria o calcanhar da mulher e esta lhe feriria a cabeça. Isto mostra que através do sacrifício de Jesus na cruz a serpente seria fatalmente golpeada e a vitória garantida a todo aquele que crê no sacrifício de Cristo. Esta é a arma de Deus para dar um fim ao conflito e garantir a vitória sobre o mal. Jesus, o filho de Deus era a arma para vencer o inimigo e salvar Seus filhos.

Este texto da escritora Ellen G. White explica melhor a profecia de Gêneses 3:15, ela diz:
 "Essa profecia se refere não apenas à inimizade entre Cristo e Satanás, mas também à inimizade que existe entre o mundo e os seguidores do Redentor do mundo. Cristo foi o Ser especial que devia esmagar a cabeça da serpente, mas a profecia também inclui todos os que, pelo sangue do Cordeiro e pela palavra do Seu testemunho são vitoriosos sobre o inimigo. Nas palavras dirigidas à serpente está delineado o grande e infindável conflito que tem agitado o mundo desde o início do pecado. A Terra é o campo de batalha para o conflito e o resultado desse conflito, embora produza alguma perda temporal para os seguidores de Cristo, levará à eterna ruína de Satanás, de anjos e homens maus que se unem no conflito contra Cristo."
(The Youth’s Instructor, 11 de outubro de 1894).

Se o Senhor não interferisse e colocasse inimizade entre o mulher e a serpente estaríamos perdidos, "... A profecia de inimizade entre a serpente e a Semente da mulher foi a primeira intimação para Satanás no sentido de que Deus providenciaria um meio de salvar a humanidade caída." (The Youth’s Instructor, 11 de outubro de 1894)

Precisamos escolher de que lado vamos ficar, só existem dois lados. Eu escolho o lado vitorioso em Cristo Jesus que é a arma de Deus, e você?

Até mais!

Comentário por Aldo Lopes



Vivemos em meio ao Grande Conflito, por vezes penso de que maneira estamos em perigo de cair nas armadilhas do inimigo, às invisíveis como o orgulho, a autonomia e a independência que a cada dia nos é enfatizado de maneiras diferentes.

Em meio à era de tudo eu posso..., eu já sei..., me deixa fazer sozinho..., a ambição de conquistar mais e mais não tem fim! Lembro-me de que almejava ter 18 anos, como todo jovem.....A sonhada maioridade !!

Ahhhh.. Ai sim! Poderei ter independência para fazer o que quiser... Sem dar satisfação, ter meu emprego, casa, carro. Etc. E ninguém mais vai pegar no meu pé! Puro engano... Como as coisas ficam distantes e difíceis quando saímos da proteção de nossos pais... Mas Deus tem misericórdia e nos ensina a voltar para o caminho certo, quando O deixamos agir em nosso coração, estes pensamentos vão embora! O nosso coração se enche de respeito, consideração e gratidão por tudo que temos e por tudo que somos!

Onde está o teu tesouro ai também estará o teu coração! A ambição de exaltar-se a si mesmo levou a Lúcifer a encher o seu coração de inveja e rancor. Lúcifer ao admitir que fosse o melhor já era derrotado posando de vencedor. Ele basicamente pecava mantendo-se no erro.

Não devemos ceder às artimanhas do inimigo que nos afirma que sozinhos somos capazes... Satanás está perdido e quer nos levar junto a cair, mas o Cordeiro de Deus, Jesus Cristo nos purifica do pecado e nos dá vida.

Tenhamos a verdadeira segurança na fé e obediência a Deus e na graça que Ele nos concede!


Comentário por Regina Pinzetta


Copyright © 2013. Espaço Jovem - IASD Rudge Ramos - All Rights Reserved