A igreja de Tessalônica nasce como um igreja militante. Em meio a um universo politeísta, uma cidade dominada por estrangeiros impondo sua cultura, um governo que valorizava os mais ricos e desprezava os mais pobres encontramos a igreja de Tessalônica forte e modelos para as demais.
As palavras de Paulo em 2Ts1:2-4 são de um homem obriga a reconhecer o quanto o amor de Deus que cresceu na vidas dessa igreja. O reconhecimento de Paulo é um grande incentiva para os lideres de hoje não esquecerem de elogiarem os projetos feitos na igreja que se desenvolvem independente das pessoas envolvidas.
A igreja de Tessalônica é um exemplo para cada cristão hoje e sempre, as palavras de Paulos aos tessalonicenses estão no tempo presente. Isso significa que seu crescimento na fé e no amor era consistente e contínuo. Para nós alcançarmos isso devemos abraçar a fé em Jesus.
Para sermos uma igreja militante e um exemplo para as demais pessoas devemos viver a fé em Jesus para quando sobrevir nossas provações e nossas aflições sermos considerado exemplo para os outros.