Não pela força humana
Com exceção “apenas” da decisão humana, tudo na vida depende exclusivamente de Deus, Seu poder e recursos oferecidos, na sustentação e manutenção do universo, ratifica que tais meios são essenciais para a manutenção de vida na Terra.
Quando lemos algo sobre “Não pela força humana”, logo nos remetemos a Zacarias 4:6 “Não por força nem por violência, mas pelo meu Espírito diz o Senhor dos Exércitos", este texto é sempre lembrado como forma do ser humano retirar-se de cena e colocar os agentes celestes como figuras centrais.No relato do profeta Zacarias desde o sonho(visão), utensílios do templo(candelabro,lâmpadas), o óleo(origem do azeite) até seu propósito final de iluminar, excluía a intervenção humana.
Neste raciocínio, o Espírito Santo é simbolizado pelo azeite e a luz constante do candelabro é símbolo da presença de Deus, veja a edição de 2006 da lição da escola sabatina: “Dos seres santos que se encontram na presença de Deus, Seu Espírito é concedido às instrumentalidades humanas que são consagradas ao Seu serviço. É unicamente pela unção e pelo poder renovador do Espírito Santo no coração que podemos desenvolver a atitude correta para com a divina luz e a verdade. É unicamente pelo Espírito, e não pelo poder humano, que podemos ser canais de misericórdia e graça a um mundo pecaminoso e moribundo.”
Como é bom saber que Deus atua sem intervenção humana, mas, é ótimo saber que Ele me deu oportunidade de demonstrar seu amor servindo as pessoas, como Zacarias, Josué e Zorobabel, eu e você.
Comentário feito por Ariovaldo Lima