Ainda hoje, mesmo com tantas provas que Deus existe e que cumpre suas promessas, mesmo com a Bíblia e todas as suas verdades, ainda nos pegamos em momentos que duvidamos de tudo aquilo que temos como verdade.
Não foi diferente durante o reinado de Josias, onde o profeta Habacuque anunciou que os sinceros de Judá estavam em dúvidas quantos as promessas para o Antigo Israel expressando sua ansiedade:
“Estas ansiosas interrogações foram pronunciadas pelo profeta Habacuque. Contemplando a situação dos fiéis em seus dias, ele expressou o peso que lhe ia no coração, inquirindo: ‘Até quando, Senhor, clamarei eu, e Tu não me escutarás?’[...]
Se Habacuque parasse por aqui, todo o conhecimento de um Deus cuidadoso e que está ao nosso lado seriam mentira, não é mesmo. Mas pelo poder do Espirito Santo o profeta continua:
‘Nós não morreremos.’ [...]
Com esta declaração de fé, ele depôs sua causa, bem como a de cada crente israelita, nas mãos de um compassivo Deus...A mesma fé que sustentou Habacuque para proferir tais palavras, é a fé que nos sustenta hoje em meios as nossa lutas e dificuldades.
Habacuque afirma que Deus é santo e justo (1:12-13; 3:3), porém podemos ver nos dias hoje injustiças imensas ao nosso redor, mas o profeta nos alerta:
Fé é necessária para suportar a injustiça (2:4). Mesmo quando a vida parece confusa, o povo de Deus deve esperar pacientemente o livramento, crendo que Ele colocará tudo em ordem (2:3).
fé em seu significado hebraico é "emunah" podemos entender isso como Firmeza, isso não se trata de pensamento positivo ou de apenas acreditar naquilo que não se vê, mas sim de uma vida depositada e dedicada ao Senhor e esperando somente nEle as soluções necessárias para a sua felicidade. Deus sabe do que precisamos.
Mesmo que pareça que o tempo de espera esteja longo tenhamos sempre em mente a confortante mensagem: ‘A visão é ainda para o tempo determinado, e até ao fim falará, e não mentirá. Se tardar espera-o; porque certamente virá, não tardará’” (Ellen G. White, Profetas e Reis, p. 384-387).
Espere, vigie e confie no SENHOR !!!
Comentário por Emanuela Dalla