O profeta Sofonias apresenta uma advertência clara e direta para o povo de Judá que havia se separado do Senhor e rejeitado Sua vontade. Embora o povo tenha se afastado do Senhor, os líderes foram os grandes responsáveis por esta apostasia. Mas o que chama a atenção é que o povo de Deus tenha de se afastado tanto diante de todo conhecimento que tinham recebido do próprio Deus e através dos profetas. Por isso não havia como se desculpar diante de Deus, mas ainda assim o Senhor ofereceu uma oportunidade de redenção para o povo de Israel.

Fica evidente a responsabilidade dos líderes do povo, na bíblia vemos que quando a liderança era fiel a Deus o povo consequentemente era fiel em sua maioria. Hoje a liderança da igreja deve se preocupar em como está conduzindo o povo nos caminhos do Senhor e estar atentos as advertências enviadas pelo Senhor para correção e mudança de atitude.

Deus está constantemente buscando nossa redenção em Cristo Jesus. O Dia do Senhor virá restaurar a terra e fazer justiça ao Seu povo, será um dia de glória para os justos e de terror e aflição para os injustos. Aproveitemos a oportunidade de redenção hoje.

Abs,

Comentário por Aldo Melo



Bom dia a todos, em meio ao juízo vindouro que se acometerá a todos o mundo o profeta encorajava os que se humilhavam diante de Deus a se manterem firmes na fé. Deus sempre tem o cuidado com o seu povo e entenda seu povo como os que escolhem estar com Ele e não uma denominação, congregação ou igreja, mas o que com humildade escolhe fazer o seu querer. É isso que podemos ver em toda a historia na terra e não foi e não é diferente hoje.

 “Ninguém é aparentemente mais desamparado, e na realidade mais invencível, do que a pessoa que sente sua nulidade e confia inteiramente nos méritos do Salvador. Pela oração, pelo estudo de Sua Palavra, pela fé em Sua constante presença, a mais fraca das criaturas humanas pode viver em contato com o Cristo vivo, e Ele a segurará com mão que nunca a soltará” (Ellen G. White, A Ciência do Bom Viver, p. 182).
Abraço a Todos


Comentário por Everton Amaral



“ O Senhor será terrível contra eles, porque aniquilará todos os deuses da terra; todas as ilhas das nações, cada uma do seu lugar, o adorarão” Verso principal de estudo da Semana: Sofonias 2:11
O profeta Sofonias viveu no tempo do rei Manassés, um dos piores reis de Judá, o mais idólatra, o mais cruel e de coração mais duro. Ele fez o povo errar através da idolatria que implantou no país inteiro, introduzindo até mesmo p paganismo dentro do Templo do Senhor.

Sofonias apelou para o bom senso espiritual do povo chamando-o para um concerto com Deus, através do arrependimento e mostrando o quanto o amor divino e sua misericórdia ainda estavam disponíveis.

Outros profetas como Joel e Amós assim como Sofonias fizeram do Dia do Senhor a mesma descrição. Será dia de juízo, destruição, angustia acerto de contas, dia terrível no qual a terra sofrerá e Deus fará justiça por causa dos pecados cometidos.

Deus ainda está ajustando suas contas com o ser humano em todos os lugares utilizando para isto sua misericórdia, oferecendo-lhes a salvação em Cristo e uma vida santificada.

Que nesta semana possamos refletir nas palavras de alerta para nossa salvação! Amém!


Comentário por Regina Pnizetta



Olá a todos faz tempo que não via esse blog funcionando.... até eu estava de "ferias", mas confesso tenho gostado muito de expor meus pensamentos e de ter companheiros que tem abraçado essa ideia de contar a lição com uma visão mais pessoal.

Essa lição em especial teve um Q de vida real, não tem como não pensar nos dias de hoje. A pergunta de sábado de uma mãe "...onde Deus estava no dia em que meu único filho morreu?” e o começo do livro de Habacuque, o nosso dia a dia ao ler, ouvir e ver as noticias nos remetem a mesma pergunta "Onde Deus está?"

Bem é difícil responder para os amigos, as pessoas, o mundo onde Deus está se você não esta com Ele. Pense bem o que o livro do profeta Habacuque nos ensina e resuma em uma frase?

Habacuque 2:4

Essa simples resposta de Deus ao profeta mostra a grandeza do poder de Deus para os que vivem em sua presença. Querem viver com Ele para entender? Habacuque descreveu as glorias do passado e os livramentos do seu povo e afirma independentemente do que acontece hoje Deus é o mesmo e o que ele prometeu ele cumprirá independente do mal que está ao nosso redor Ele cumprirá e Ele voltará.

Pensando nesses historia lembro de Jó Deus nunca respondeu os porquês, ele morreu sem saber os motivos que levaram ele e a família dele a sofrerem, mas independente disso Ele tinha certeza que Deus era com ele.

Confesso que anida não sei responder a questões como a da mãe de sábado, mas quanto a mim, continuo confiando em Deus mesmo sem entender porque, mas tende em mente tudo que ele já fez por mim não posso duvidar do que ele faze e fará sem mesmo sem eu saber.



Abraço a todos

Comentário por Everton Amaral



Ao lermos o final do livro de Habacuque (3:16-19) fica claro a mudança ocorrida. Um profeta perplexo que começou questionando "Até quando Senhor", que vivia angustiado pela iminente destruição do seu povo, que tinha a sensação de não ser ouvido por Deus embora clamasse constantemente para um profeta confiante, tranquilo e feliz. O que aconteceu para que Habacuque mudasse de atitude?

A lição diz que "Com base em suas experiências passadas, Habacuque conhecia a fidelidade absoluta de Deus", Foi por isso que as coisas mudaram na visão do profeta, agora sua fé não mais dependia das circunstâncias, se submeteu aos propósitos de Deus e estava determinado a colocar sua confiança no Senhor e na Sua bondade, então, nada mais importava, Habacuque se apoderou da força de Deus e quando fazemos isto as coisas mudam em nossa vida, passamos a viver pela fé no Senhor.

A grande questões para nós hoje é saber se estamos dispostos a viver pela fé e nos submetermos aos propósitos de Deus, você deseja isto? Foi isto com Habacuque fez.

Abs,


Comentário por Talita Keller




O profeta de Deus (Habacuque) viveu em meio a injustiça, violência e maldade. As coisas iam de mal a pior, Israel já havia sido destruída e o povo levado cativo pelos assírios, agora só restava Judá e Benjamim que iam de mal a pior. Embora soubesse que o isto era o resultado natural devido ao pecado do povo contra Deus, questionava a injustiça contra o remanescente fiel.

Diante deste cenário aparentemente terrível o profeta aprendeu e nos ensina que devemos ter fé no Senhor apesar das circunstâncias adversas em nossa vida. Devemos olhar para trás e ver como Deus atuou no passado nos livrando do mal.

As vitórias no Senhor nos enche de esperança, confiança, ânimo e fé. Foi assim com este profeta de Deus, ele nos "nos convida a olhar com expectativa para a salvação do Senhor, quando Ele estabelecerá Sua justiça sobre a Terra e encherá o mundo com Sua glória"

Ao olharmos para o passado e para o presente veremos como Deus tem sido fiel para conosco e então vamos ter mais esperança e fé quanto ao futuro, neste mundo não entenderemos tudo o que acontece, mas em Cristo entendemos como será o final para aqueles que são fiéis ao Senhor.


Comentário por Talita Keller



Ainda hoje, mesmo com tantas provas que Deus existe e que cumpre suas promessas, mesmo com a Bíblia e todas as suas verdades, ainda nos pegamos em momentos que duvidamos de tudo aquilo que temos como verdade.

Não foi diferente durante o reinado de Josias, onde o profeta Habacuque anunciou que os sinceros de Judá estavam em dúvidas quantos as promessas para o Antigo Israel expressando sua ansiedade:

“Estas ansiosas interrogações foram pronunciadas pelo profeta Habacuque. Contemplando a situação dos fiéis em seus dias, ele expressou o peso que lhe ia no coração, inquirindo: ‘Até quando, Senhor, clamarei eu, e Tu não me escutarás?’[...]

Se Habacuque parasse por aqui, todo o conhecimento de um Deus cuidadoso e que está ao nosso lado seriam mentira, não é mesmo. Mas pelo poder do Espirito Santo o profeta continua:

‘Nós não morreremos.’ [...]

Com esta declaração de fé, ele depôs sua causa, bem como a de cada crente israelita, nas mãos de um compassivo Deus...A mesma fé que sustentou Habacuque para proferir tais palavras, é a fé que nos sustenta hoje em meios as nossa lutas e dificuldades.

Habacuque afirma que Deus é santo e justo (1:12-13; 3:3), porém podemos ver nos dias hoje injustiças imensas ao nosso redor, mas o profeta nos alerta:

Fé é necessária para suportar a injustiça (2:4). Mesmo quando a vida parece confusa, o povo de Deus deve esperar pacientemente o livramento, crendo que Ele colocará tudo em ordem (2:3).

fé em seu significado hebraico é "emunah" podemos entender isso como Firmeza, isso não se trata de pensamento positivo ou de apenas acreditar naquilo que não se vê, mas sim de uma vida depositada e dedicada ao Senhor e esperando somente nEle as soluções necessárias para a sua felicidade. Deus sabe do que precisamos.

Mesmo que pareça que o tempo de espera esteja longo tenhamos sempre em mente a confortante mensagem: ‘A visão é ainda para o tempo determinado, e até ao fim falará, e não mentirá. Se tardar espera-o; porque certamente virá, não tardará’” (Ellen G. White, Profetas e Reis, p. 384-387).

Espere, vigie e confie no SENHOR !!!


Comentário por Emanuela Dalla



A terra se encherá (Habacuque 2)

Quando li a mensagem de Habacuque no capítulo 2 percebi sua revolta e angústia diante das circunstâncias que passava. Comecei então a perceber que as pessoas honestas hoje também se revoltam diante de tanta desigualdade social, diante das traições, diante de guerras e promessas de paz. Porém sinto que a maioria de nós cala-se com o seguinte pensamento: “Isso é Normal”, “é o mundão aí fora, não tem jeito”, etc.

Infelizmente, ou felizmente, todos nós passaremos pela justiça de Deus e aí daquele que não estiver pronto.

Em Hebreus 11:1-13 podemos notar que a ajuda está ao nosso alcance, apenas devemos querer e aprender a ter fé e aprender também com aqueles que sofreram por uma causa nobre, defendendo a justiça de Cristo.

“Fé profética é confiança no Senhor e em Seu caráter imutável”

Vamos nos animar e clamar a volta do nosso Senhor Jesus Cristo.



Abraço Renato Simões



Até quando Senhor? Quantas vezes fizemos essa pergunta? Eu já fiz essa pergunta varias vezes e talvez você também. Essa pergunta expressa nosso ardente desejo por justiça em um mundo injusto. O profeta Habacuque não falou ao povo em nome de Deus, mas falou com Deus sobre o povo e fez esta mesma pergunta:

  Até quando Senhor? 

Ele deseja justiça para o povo de Deus, os féis no Senhor e Deus lhe responde com a promessa de restauração. O verso de Habacuque 2:4 revela o fundamento do cristão - viver pela fé em Cristo, nEle somos justificados, santificados e por fim glorificados. Esta é a essência do Evangelho e como Paulo disse de fé em fé, não pela lei e sem vacilar, é assim que os féis vivem.

Deus nos diz "E eles serão meus, diz o Senhor dos Exércitos, naquele dia que farei, serão para mim particular tesouro; poupá-los-ei como um homem poupa a seu filho que o serve. Então, vereis outra vez a diferença entre o justo e o ímpio; entre o que serve a Deus e o que não o serve.(Malaquias 3:17, 18 ARC)" Podemos confiar neste Deus, Ele é fiel.

Abs,


Comentário por Aldo 


Copyright © 2013. Espaço Jovem - IASD Rudge Ramos - All Rights Reserved