“Quando os crentes se reúnem para celebrar as ordenanças, acham-se presentes mensageiros invisíveis aos olhos humanos. Anjos celestes ali se encontram. Esses invisíveis visitantes se acham presentes em toda ocasião como essa. Podem entrar até pessoas que não são, no íntimo, servos da verdade e da santidade e da santidade, mas que desejem tomar parte no serviço. Não devem ser proibidas. Devemos saber que olhos mais que humanos contemplam a cena.” 
Desejado Todas as Nações, 656.

As três ordenanças espirituais estudadas nesta semana: o batismo, o lava-pés e a observância da Ceia do Senhor, são ritos, ou melhor, ordenanças interligadas que, quando praticados, reafirmam os elementos centrais de uma vida santificada. Juntos, esses três símbolos constituem um ciclo virtuoso de salvação, isto por que nosso maior exemplo, Jesus Cristo participou de todas elas, isto demonstra que devemos imita-lo e passar para outras pessoas a razão desta atitude.

Graças a Deus que nos providenciou suas ordenanças para que nossa consciência seja aliviada, e o Espírito Santo possa trabalhar de maneira favorável e tranquila, não criando embaraços para o seu principal propósito; convencermos do pecado, da justiça e do juízo.

Somos todos convidados nesta semana a renovarmos o nossos votos batismais, o meu foi inesquecível! O primeiro amor... Lembra? Nossa que momentos memoráveis! Ao participarmos periodicamente do lava- pés e da santa ceia, sintamos a emoção de fazer parte do corpo de Cristo (igreja). Quer você participar da santa ceia na igreja matriz do céu? Quem sabe, já podemos escolher os pares, eu escolherei Sansão. E você vai escolher quem?
 comentário por Ariovaldo lima



A cruz foi, de todos, o maior sacrifício que Jesus fez por nós, mas não acaba ai. Ela é a ponte que nos levará ao céu, para passar férias de mil anos, e à terra restaurada, por toda eternidade.

“Porque, todas as vezes que comerdes este pão e beberdes o cálice, anunciais a morte do Senhor, até que ele venha.” (1 Coríntios 11:26 RA)

Cada vez que lembramos e comemoramos o que lembramos também o que fará.
Não teria sentido um sem o outro. Como no sistema do templo judeu, o objetivo dos sacrifícios e do dia da expiação era a purificação do povo e do próprio templo. Após isso poderia efetivamente haver um tabernáculo entre Deus e os humanos.

Sejamos fortes e corajosos. Ele vem.

Comentário por Jonnathan Gerva



Nesta semana, temos acompanhado todos os ritos que são importantes para nossa vida cristã. Não devemos olhar esses atos somente como “costumes”, pois cada um deles tem um significado...e que significado!!!

No dia de hoje vamos falar em especial no Lava Pés, que muitos acham entranho ou na maioria das outras religiões ao praticar a Santa Ceia, exclui este momento, não sei se porque é incomodo ou se não compreenderam de fato a importância gigante que ele tem.

Jesus ao lavar os pés dos discípulos queria mostrar que não importa quem você seja, que posição ocupa na sociedade ou na igreja; a humildade deve prevalecer. Uma palavra simples de falar, com poucas letras, que até em geral as pessoas querem ter ou acham que têm, mas será que realmente temos a Humildade que Cristo quer que tenhamos? Porque Jesus lavou os pés dos discípulos antes de tomar a Ceia? Reflita! Assim como eu também refleti e cheguei a seguinte conclusão: Acredito que foi antes porque antes de recebermos o perdão que vem da Graça de nosso Salvador Precioso, precisamos nos purificar, nos humilhar, para que possamos ser dignos de receber esse maravilhoso perdão, que nos livra das trevas e nos leva para maravilhosa luz! Que lindo!

Que da próxima vez que formos lavar os pés de alguém, tenhamos consciência de que não é apenas um rito, e sim um ensino de Cristo para nos lembrar que somos todos iguais e que todos pecamos e necessitamos de seu perdão!!!

Beijo e boa semana!!!


Comentário por Sheila Ramos




Como vimos no estudo de ontem o batismo, lava-pés e santa ceia são ordenanças (Ordens) diretas de Deus para nós como fica claro no texto de Mateus 28:19 e 20.
Gosto de pensar no batismo como uma demonstração pública de aceitação, onde a pessoa está dizendo para todos que aceitou Jesus como Seu Salvador e agora deseja viver uma nova vida em Cristo, se trata de uma união espiritual. Outro símbolo para o batismo é a morte para o eu e o pecado, o sepultamento do velho homem e a ressurreição em Jesus (Colossenses 2:12).

“O batismo significa a maior e mais solene renúncia do mundo. Mediante profissão, o eu é morto com a vida de pecado. As águas cobrem o candidato, e na presença de todo o Universo é feita uma mútua promessa. No nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo o homem é imerso na sepultura líquida, “sepultado com Cristo no batismo”, e erguido da água para viver uma nova vida de lealdade a Deus. Os três grandes poderes no Céu são testemunhas, invisíveis mas presentes.” Fé pela qual eu vivo – mm 1959, pg. 146

Segundo Pedro em Atos 2:38 o arrependimento vem antes do batismo e poderíamos dizer que o batismo confirma o perdão e a justificação do crente pela fé através de Cristo. Quando temos fé, experimentamos o perdão e o amor de Deus em nossa vida, depois vem o batismo como demonstração dessa entrega e mudança de pensar e viver. Por isso, o batismo precisa ser uma decisão conciente, racional e individual. É uma forma de exteriorizar nosso amor e gratidão a Deus pela salvação, perdão e justificação.

Imagine um homem que diz amar uma mulher para todos, ele diz que ela é sua vida e que não vive sem ela, que é a pessoa mais importante e deseja viver ao lado dela por toda sua vida, é seu único e grande amor, lindo não é? Mas, diante deste amor declarado, ela e seus familiares dizem que então devem se casar. Ao ouvir isso o homem simplesmente inventa desculpas e diz que não quer se casar. O que você diria desse tipo de amor que não assume compromissos?

A bíblia diz que existe no livro de Efésios 4:5 que existe um só batismo, ou seja, o batismo por imersão e não como alguns fazem por ai através da aspersão. O próprio Jesus foi batizado por imersão (Marcos 1:10) e vários textos indicam isto como por exemplo, o Eunuco que pediu para Felipe que o batizasse nas águas (Atos 8:36)

Espiritualmente podemos e devemos ser batizados todos os dias pelo Espírito Santo para recebermos forças para vencer o mal e nos mantermos salvos pela fé no Senhor Jesus.

Comentário por Aldo Melo



A lição começa a semana falando ritos e como ele vem sendo usados pela humanidade e o ponto principal dessa palavra é a noção de ser inserido em um novo contexto social.
Na lição de domindo é explicada duas palavras sacramentum e ordenança logico que cadas uma tem uma momento na historia da igreja, mas vou deixar você conhecer lendo na lição...rs

O ponto mais importante e que vamos recapitular é que no mundo cristão exstem 3 ritos que estão descritos em: 
  • Mt 28:19, 20; 
  • Jo 13:14; 
  • 1Co 11:23-26 


Mas nem um é meio de alcançar a salvação ou méritos diante de Deus. 

Bom dia a Todos

Comentário por Everton Amaral


“ Tomai também o capacete da salvação e a espada do Espirito, que é a palavra de Deus”
(Efes, 6:17)

Capacete e espada são itens de guerra que enfatizam ainda mais que estamos vivendo em um conflito espiritual. Cristo usa o capacete e a espada para ilustrar que devemos nos munir de armas, armas que nos protegerão contra as forças do mal, arma que conhecemos muito bem, a Bíblia.

Jesus possivelmente utilizou esses objetos, pois eles são itens que não precisam ser comprados quando um soldado vai entrar na batalha, isso enfatiza que a Salvação é de graça, Cristo oferece o capacete da salvação para quem quiser recebê-lo.

A Salvação, segundo o Novo Testamento é uma experiência presente que terá seu resultado na eternidade, por meio da libertação da humanidade do mal. Os escritos registrados em Mateus 4:1-10 é uma ótima ilustração de como a Palavra de Deus, o capacete pode ser uma arma eficaz.

Deus oferece armas para que nós resistamos ao mal e vençamos a batalha rumo a vida eterna, como ?
“Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, depois de terdes vencido tudo, permanecer inabaláveis”
(Ef 6:13).

E você, pegou seu capacete e sua espada antes de sair de casa hoje?


Comentário por Emanuela Dalla


O estudo desta semana fala sobre as armas que temos em Cristo para nos proteger dos ataques do inimigo. Estamos envolvidos numa guerra, um grande conflito que teve início no céu e foi transferido para a terra (Apoc. 12). Diante deste cenário de guerra precisamos ter em mente algumas coisas como por exemplo:

  • Cristo já venceu a guerra; 
  • Pela fé em Cristo podemos ser vitoriosos; 
  • Temos em Cristo armas para nos proteger; 
  • Nada pode nos separar do amor de Deus em Cristo Jesus nosso Senhor.

Vejamos o texto de hoje, "Que os calçados em seus pés sejam o evangelho da paz, a fim de lhes darem um apoio firme. Efésios 6:15 versão New English Bible" . Os soldados romanos usavam um tipo de calçado que garantia forte aderência ao chão durante o combate. Não podiam escorregar e cair em plena batalha contra os inimigos. Os pés são nosso fundamento, somos sustentados pelos pés, por isso, precisam dar firmeza para todo o corpo, assim temos estabilidade. O evangelho da paz é esse firme fundamento do que cremos e não importa quão essenciais sejam as demais verdades , tudo precisa descansar no fundamento da mensagem do evangelho da salvação pela fé em Jesus Cristo. Se não tivermos esse fundamento, tudo mais vem abaixo. Também devemos ter prontidão em pregar o evangelho da paz para todos.

Para complementar mais um item da nossa armadura e este talvez seja o mais importante, temos o escudo da fé. O escudo romano media cerca de um metro de altura por meio metro de largura. Era feito de madeira e couro forte, com armação de ferro. Com o escudo em uma das mãos e a espada na outra (nosso estudo da próxima semana), o soldado estava equipado tanto para a defesa como para o ataque. O texto diz "… sempre o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do Maligno. Efés. 6:16". Este texto começa utilizando uma preposição que significa "acima de tudo" e nos ensina 3 verdades importantes sobre a fé, vejamos:
  1. A fé é mas que é indispensável para o cristão, sem fé é impossível agradar a Deus (Heb. 11:6). 
  2. A fé é fundamental para a vida e a vitória cristã; 
  3. A fé nos capacita a "apagar todos os dardos inflamados do maligno" (Efés. 6:16). 
    1. Esses dardos inflamados do inimigo tomam diferentes formas: tentação, dúvida, sensualidade, desespero, provação, rebelião, culpa etc.
"A fé é a confiança em Deus, ou seja, a crença de que Ele nos ama e conhece perfeitamente o que é para o nosso bem. Assim ela nos leva a escolher o Seu caminho em vez de o nosso próprio. Em lugar da nossa ignorância, ela aceita a Sua sabedoria; em lugar de nossa fraqueza, aceita a Sua força; em lugar de nossa pecaminosidade, Sua justiça. Nossa vida e nós mesmos somos já Seus; a fé reconhece essa posse e aceita as bênçãos dela."
Ellen G. White, Educação, pág. 253.
Não esqueça de hoje antes de sair de casa calçar o evangelho da paz e levar o escudo da fé para vencer as batalhas deste dia. 



Comentário por Aldo




Paulo disse em Efésios 6.14 – “Estai, pois, firmes, tendo cingidos os vossos lombos com a verdade, e vestida a couraça da justiça”.

O cinto serve para prender firmemente a armadura contra o corpo, e dá sustento a espada.

Vimos que Jesus tem a verdade e só Ele é a verdade absoluta e libertadora. João 14.6 – “Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim”. Então, só há um Caminho, uma Verdade, uma Porta, um Salvador, que é Jesus. A Palavra diz que Jesus é a Verdade.

O cinturão da verdade combate as falsas doutrinas. Quando o cristão tem o cinto da verdade, da sinceridade, não nega Jesus, não se envergonha do evangelho, dá testemunho e está cingido da sinceridade.

Assim, podemos avaliar que  a verdade(cinto)muito apertado no corpo do gladiador/ soldado poderia atrapalhar os mais variados movimentos numa luta, isto nos ensina algo interessante também no relacionamento interpessoal; a verdade usada de forma sufocante, comprimida ou até insistentemente, pode  transformar-se  num agente negativo e contrário a aceitação de qualquer pessoa- “Você está certo, mas eu vou fazer outra coisa...”Já ouviu isto em algum momento???. Por outro lado, a verdade dita de maneira frouxa e liberal, jamais atenderá o propósito da correção e reconhecimento da verdade, a complacência é o agente dominador nesta opção.

Já a couraça possuía duas partes: uma para cobrir o peito e a outra nas costas para proteger órgãos vitais do corpo, se estendendo até as pernas.

A extensão deste importante item de segurança  pessoal, realça o senso de proteção e tamanho(latitude/ longitude) da justiça de Cristo. A posição  do revestimento frontal e na retaguarda  destaca a maravilhosa garantia,  de amparo e segurança pelos méritos do Cordeiro.

Portanto, a couraça se usada com responsabilidade por inteiro,  é comparada a justiça de Cristo. Eficaz e precisa nas batalhas e situações adversas da vida.

E você tem interesse em vestir-se, ou pelo menos provar da couraça de Cristo?


Comentário por Ariovaldo Lima



Notamos que toda a armadura cristã deve ser utilizada porque não sabemos onde o ataque será e nem qual parte do corpo poderá ser atingida.
A interação espiritual desta armadura será essencial, pois estamos enfrentando um inimigo impiedoso que somente através da comunhão com Deus, teremos a fonte de todo poder para resistir.
Deus nos dará três grandes bênçãos, quando nos revestimos da armadura cristã.
- Habilidade de resistir contra todos os ataques.
- Habilidade de resistir a todos os ataques.
- Habilidade de apagar todos os dardos inflamados de Satanás.
Tomai também o capacete da salvação e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus. (Efésios 6;17)  
Vemos que, o Espírito sempre age em harmonia com a Palavra escrita de Deus. Ela deve ser citada em tempo de tentação e irá destruir as ciladas do inimigo.
Em particular, ainda acrescento a oração!
Ela não está classificada como parte da armadura, mas é uma parte adicional e muito importante na luta contra poderes espirituais de Satanás.
Com ela, tenho certeza, que a sua Armadura Cristã jamais vai enferrujar!



Comentário por Regina Pinzentta


“Uma batalha invisível a olhos humanos está sendo travada. Está em campo o exército do Senhor, buscando salvar pessoas. Satanás e suas legiões também estão em atividade, buscando por todos os meios possíveis, enganar e destruir. [...] Dia a dia prossegue a batalha. Se nossos olhos se pudessem abrir para ver em operação os instrumentos bons e os maus, não haveria frivolidade, vaidade, gracejos e brincadeiras. Se todos se revestissem de toda a armadura de Deus e combatessem corajosamente as batalhas do Senhor, seriam obtidas vitórias que fariam tremer o reino das trevas” (Ellen G. White, Testemunhos Para a Igreja, v. 6, p. 41).

Esta frase acima foi da semana passada acredito que ela se encaixa perfeitamente no fechamento desta semana.

Também, não podemos deixar de dizer que a tentação está em toda parte, mesmo que não seja sempre tão aparente ou grave. Ao refletir em cada decisão que fazemos, podemos nos perguntar se ela está nos levando para mais perto de Deus ou nos afastando dEle. Ao orarmos sinceramente, estudarmos a Palavra dEle diariamente e deixá-Lo tomar o controle de nossa vida, podemos adquirir sabedoria e disciplina para ser vitoriosos e vencer nossas tentações – apenas precisamos conscientemente escolher isso.

“Jesus obteve a vitória por meio da submissão e fé em Deus, e mediante o apóstolo, Ele nos diz: ‘Sujeitai-vos pois a Deus, resisti ao diabo, e ele fugirá de vós. Chegai-vos a Deus, e Ele Se chegará a vós’ (Tg 4:7, 8, RC). Não podemos nos salvar do poder do tentador; ele venceu a humanidade, e quando tentamos resistir em nossa própria força, nos tornamos presa de seus ardis; mas ‘torre forte é o nome do Senhor; para ela correrá o justo, e estará em alto retiro’ (Pv 18:10, RC). Satanás treme e foge diante da mais débil alma que se refugia nesse nome poderoso” (Ellen G. White, O Desejado de Todas as Nações, p. 130, 131).

“Há cristãos que pensam e falam demais sobre o poder de Satanás. Pensam em seu adversário, oram a seu respeito, falam nele, e ele avulta mais e mais em sua imaginação. É certo que Satanás é um ser poderoso, mas, graças a Deus, temos um forte Salvador, que expulsou do Céu o maligno. Satanás se regozija quando engrandecemos sua força. Por que não falar em Jesus? Por que não exaltar Seu poder e Seu amor? (Ibid., p. 490, 491).

Comentários por Renato Simões



Na Bíblia, temos vários exemplos de vitórias sobre o mal, e nestes relatos foi na mesma época em que Jesus esteve aqui na terra. Mas não devemos restringir nosso pensamento, em achar que este fato só pode ocorrer se Jesus estiver fisicamente aqui!

Devemos entender que o Espírito Santo está sempre conosco para nos auxiliar nas vitórias contra as forças do maligno. Além disso, devemos entender que vivemos num grande conflito, onde o bem e o mal lutam para ganhar os seres humanos, a partir deste conceito, devemos nos fortalecer em Cristo, para que Ele seja sempre o vitorioso em nossa vida! É difícil, afinal as coisas deste mundo tem aspectos atraentes, mas Cristo nos oferece muito além disso, muito mesmo!!! Devemos esperar, querer, almejar de todo o coração viver eternamente, amar a Cristo e sua bela recompensa!


Comentário por Sheila Ramos



Os textos que a lição trazem hoje são interessantes,e possível verificar um padrão nas situações citadas.

Mt 10:1-8; Mc 6:7, 12, 13; Lc 9:1, 2; Lc 10:1-20

Os enviados de Cristo tem poder sobre as hostes satânicas, são exemplos claramente descritos de vitória. E as vitórias foram em grande número acompanhando o grande número de casos, nosso inimigo tinha naquele período grande domínio sobre a sociedade. Hoje a situação é a mesma, é triste ver o domínio do maligno sobre as criaturas de Deus, algumas vezes de forma mais disfarçada e em outras de forma clara e aberta. Se somos enviados de Cristo a pregar a mensagem assim como foi com os apóstolos e os 70, nós também devemos ser ferramentas para este fim "alegrai-vos, não porque os espíritos se vos submetem, e sim porque o vosso nome está arrolado nos céus" Lc 10:20


Comentário por Ny Silva



O segredo da vitória espiritual, embora não seja tão secreto assim, é reconhecer a superioridade das forças em conflito. Se o nosso adversário é tão superior a nós, e ele é, a nossa única escapatória é nos abrigar junto a alguém que possa se opor ao inimigo.

Esse alguém está descrito em I Pe 5:6-10.
Portanto, humilhem-se debaixo da poderosa mão de Deus, para que ele os exalte no tempo devido. Lancem sobre ele toda a sua ansiedade, porque ele tem cuidado de vocês. Sejam sóbrios e vigiem. O diabo, o inimigo de vocês, anda ao redor como leão, rugindo e procurando a quem possa devorar. Resistam-lhe, permanecendo firmes na fé, sabendo que os irmãos que vocês têm em todo o mundo estão passando pelos mesmos sofrimentos. O Deus de toda a graça, que os chamou para a sua glória eterna em Cristo Jesus, depois de terem sofrido durante pouco de tempo, os restaurará, os confirmará, lhes dará forças e os porá sobre firmes alicerces.
E resistir à satanás não significa resistir uma vez, mas durante toda a vida. Essa atitude de nossa parte precisa não apenas ser constante, mas ser também confiante e firme, demonstrando propósito com fundamento na rocha que é Cristo.

Nesse processo de tentação, resistência, fortalecimento e nova tentação, inevitavelmente haverá sofrimento. Isso, a Bíblia não esconde. O sofrimento pode vir na forma de perseguição, nas mais variadas formas. Nesse ponto atua a fé. A perspectiva do cristão precisa enxergar então além do sofrimento e lembrar que a vitória está garantida ao que perseverar.


Comentário por Jonnathan Gerva





Vitoria de Cristo, vitoria minha e vitoria sua essa é a conclusão para todos que aceitam o sacrifício de Cristo ele Despojou, Expões e Triunfou sobre satanás Cl 2:15.

Ele mostrou até que ponto satanás pode ir. No livro "Mensagem sobre os anjos" pag.169 tem uma citação do momento do julgamento de Cristo.

"Satanás e seus anjos estavam na sala do julgamento, empenhados na obra de destruir os sentimentos e simpatia humanos. A própria atmosfera estava carregada e poluída por sua influência. Eles inspiraram os principais dos sacerdotes e anciãos a insultar e maltratar a Jesus de tal maneira que seria dificílimo à natureza humana resistir. Satanás esperava que tal zombaria e violência provocassem no Filho de Deus alguma queixa ou murmuração; ou que Ele manifestasse Seu poder divino libertando-Se do poder da multidão, vindo, deste modo, a fracassar o plano da salvação."

Uma vez Cristo morrido e ressuscitado se tornou vitorioso. Provou de uma fez por todas e para todos que o que satanás estava contra o governo de Deus.

Essa vitoria despojou, expões a satanas e deu o triunfou para Deus e nos deu a liberdade para viver e crescer em Cristo e ganhar dos poderes deste mundo, nós ganhamos o poder para resistir e combater o combate da fé na força de Deus…

Comentário por Everton Amaral


Copyright © 2013. Espaço Jovem - IASD Rudge Ramos - All Rights Reserved